7 de abril: Dia Mundial da Saúde

No Dia Mundial de Saúde, 7 de abril, o ICC Guarulhos chama a atenção para um dado preocupante: o número de consultas, exames e tratamentos, médicos, inclusive de doenças crônicas, caiu significativamente nos últimos meses.

Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) revelou que o descuido com a saúde aumentou durante a pandemia em todas as frentes, desde a diminuição das consultas regulares até a realização de exames e prática de atividades físicas.

De acordo com o estudo, 43% dos entrevistados alegaram ter diminuído suas consultas médicas, enquanto 58% decidiram adiar ou fazer seus exames com menor frequência. Os exames de imagem, como tomografia, ressonância, Raio X e mamografia foram os que tiveram maior queda.

Em relação às doenças crônicas, a pesquisa demonstrou que o descontrole dos sintomas, causado principalmente pela interrupção no acompanhamento, aumentou 15%.

Desde o início da pandemia, 20% dos participantes da pesquisa acreditam que condições como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo estão totalmente descontroladas. Antes da crise sanitária, esse número era de apenas 5%.

Para o Dr. Cristiano Diniz, neurologista e neurocirurgião do Instituto do Cérebro e Coluna de Guarulhos, a falta de cuidados adequados dessas doenças, em especial a hipertensão arterial e diabetes, pode favorecer o agravamento e até complicações das mesmas, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), comprometimento da função renal, entre outras.

“É imprescindível que os pacientes mantenham seus exames e consultas de rotina em dia, bem como continuem tomando os remédios prescritos pelos médicos. Em caso de piora na condição ou sintomas adicionais, o atendimento precoce pode evitar sequelas e até a morte”.

O médico do ICC Guarulhos acrescenta que o combate à Covid-19 não pode levar a outros riscos. “As medidas de proteção contra o novo coronavírus devem continuar, mas os cuidados com as demais doenças também”.

A prática de atividades físicas, importante para o controle e prevenção de doenças, também apresentou queda. Os resultados levantados pela SBPC e CBDL apontam que esse hábito teve uma redução de 10%, passando de 43% de pessoas que consideravam ter um estilo de vida muito saudável ou saudável antes das medidas de isolamento para apenas 33%.

Embora as academias estejam fechadas e as medidas de distanciamento devam ser respeitadas, é necessário manter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e atividades físicas mesmo dentro de casa. “Essas medidas simples podem evitar ganho de peso e consequente alteração nos índices de glicose e aumento de pressão”, acrescenta o Dr. Cristiano Diniz.

A equipe do ICC Guarulhos continua atendendo normalmente, com hora marcada e seguindo todos os protocolos de prevenção do novo coronavírus.

Para mais informações, entre em contato com a equipe do ICC Guarulhos.

 

Fonte: Comunica - Assessoria em Comunicação