Cefaleia: primária ou secundária?

Cefaleia é o termo técnico usado para a dor de cabeça. Existem diversos tipos, sendo a enxaqueca a mais comum. Contudo, além de causas e características variadas, a cefaleia pode ser classificada como primária ou secundária.

A Dra. Nancy Huang, neurologista clínica do Instituto do Cérebro e Coluna de Guarulhos (ICC Guarulhos), explica que é categorizada como primária a dor de cabeça que não tem uma causa definida, evidenciada por algum exame ou associada à existência de outras doenças.

A especialista acrescenta que a cefaleia primária, geralmente, é multifatorial e comportamental, e não acarreta em consequências graves ou sequelas irreversíveis.

Já a cefaleia secundária é causada por alguma alteração estrutural do organismo ou presença de outra doença, como meningite, sinusite, tumor cerebral, quadro depressivo grave, doenças da coluna vertebral cervical, entre outras.

A Dra. Nancy Huang alerta sobre a importância de realizar exames e ter o diagnóstico correto do tipo de cefaleia. “Como a maioria das cefaleias é primária, quando um exame é solicitado, geralmente tem como objetivo afastar a possibilidade de uma cefaleia secundária, que apesar de mais rara, pode ser grave, levando a sequelas irreversíveis”.

Para saber mais informações sobre tratamento e prevenção de cefaleia, clique aqui.

Se você tem dores de cabeça constantes, agende sua consulta com um especialista do ICC Guarulhos.  

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação