Cientistas descobrem como a Covid-19 afeta o cérebro

A pandemia de Covid-19 começou em 2020, mas ainda hoje especialistas tentam mapear todos os efeitos colaterais da doença e o cérebro ganha especial importância após descobertas recentes.

Um trabalho realizado por pesquisadores americanos e apresentado na última edição da revista Annals of Clinical and Translational Neurology revelou que indivíduos que apresentaram sintomas cognitivos após a infecção por Sars-Cov-2 tinham alterações no líquido cefalorraquidiano, substância que regula o sistema nervoso.

A pesquisa envolveu 22 adultos com idade média de 48 anos que apresentaram sintomas de esquecimento, dificuldade de concentração e raciocínio mais lento após contaminação pelo vírus.

Os cientistas americanos chamaram essas complicações de 'nevoeiro cerebral'.

Para o Grupo de Controle, também foram analisados dados de 10 participantes com média de 39 anos que foram infectados pelo coronavírus, mas não apresentaram sintomas.

Os resultados mostraram que 10 dos 13 participantes com sintomas tiveram seus exames neurológicos alterados, com a presença incomum de anticorpos e níveis elevados de proteínas, o que pode sugerir uma reação autoimune.

Para os pesquisadores, é provável que o sistema imunológico, estimulado pelo coronavírus, esteja gerando respostas errôneas de defesa, prejudicando o organismo.

Já no grupo de controle, não houve alterações nos exames.

Outra conclusão da pesquisa mostrou que, mesmo pacientes com sintomas leves da doença, apresentaram, em alguns casos, problemas neurológicos como sequelas da doença.

Para mais informações sobre diagnóstico e tratamento na área de Neurologia, entre em contato com a equipe do ICC Guarulhos.

Fonte: Comunica - Assessoria em Comunicação