Como se proteger do coronavírus?

A melhor forma de evitar a disseminação do vírus é seguir algumas recomendações simples.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o Serviço de Saúde britânico (NHS) e o Ministério da Saúde, a principal recomendação é lavar as mãos com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de comer e cozinhar.

A segunda orientação é de manter o ambiente arejado e limpo, ou seja, higienizar com soluções desinfetantes ou sabão as superfícies da casa e móveis. Os telefones celulares também devem ser higienizados.

As máscaras, por sua vez, podem dar a sensação de falsa segurança. Isso porque os brasileiros não têm a cultura de usá-las e, por isso, não sabem colocá-las adequadamente. Além disso, as máscaras simples não formam a barreira necessária para o vírus.

Outra recomendação é evitar aglomerações. Caso esteja em um ambiente público, não toque a boca, o nariz ou os olhos antes de lavar as mãos ou aplicar álcool em gel. O vírus é transmitido via aérea, mas também pode ser pelo contato.

Mantenha uma distância de 1 ou 2 metros de pessoas com tosse ou sintomas de gripe. E, para quem está gripado, vale lembrar sempre que, ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz. Mas não use a mão para isso. Cubra o rosto com área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo.

E por fim, mantenha o sistema imunológico fortalecido porque ainda não se sabe como é o ciclo do coronavírus no organismo. Para isso, é importante alimentar-se bem, manter-se hidratado e fazer exercícios físicos regularmente. 

 

Fonte: Portal de notícias UOL - https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2020/02/26/coronavirus-com-chegada-da-doenca-ao-brasil-o-que-realmente-funciona-para-proteger.htm?utm_source=facebook&utm_medium=social-media&utm_campaign=noticias&utm_content=geral