Confusão mental e lapsos de memória podem estar relacionados à Covid-19


De acordo com um estudo da University College London, na Inglaterra, a Covid-19 pode gerar, além das complicações respiratórias, várias sequelas neurológicas, entre elas confusão mental e lapsos de memória.

Segundo a Dra. Nancy Huang, neurologista clínica do Instituto do Cérebro e Coluna de Guarulhos, a confusão mental pode aparecer nas fases mais agudas da infecção e, principalmente, quando há comprometimento respiratório, mesmo sendo assintomático ou discreto. “Isso ocorre porque o processo inflamatório e/ou infeccioso pode afetar diretamente o sistema nervoso central”, explica a médica.

Já o lapso de memória pode surgir tanto na fase inicial da Covid-19, quando o paciente ainda está pouco sintomático, quanto na fase tardia, ou seja, depois da recuperação do quadro geral. “Esse fenômeno também pode ser causado pelas sequelas neurológicas associados a lesões neuronais”, explica a neurologista clínica do ICC Guarulhos.

Mas, quais são os sintomas da confusão mental e dos lapsos de memória?

De acordo com a Dra. Nancy Huang, a confusão mental ocorre, geralmente, de maneira mais aguda e pode durar de poucas horas a alguns dias. “O problema se manifesta com desorientação temporal ou espacial, apatia, agitação e até alucinação. Em alguns casos, a pessoa chega a não reconhecer nem mesmos os familiares”.

Já os lapsos de memória, segundo a médica, se manifestam de maneira benigna, podendo ser progressivos ou não. “Os principais sintomas são esquecimentos, levando a pessoa a fazer a mesma pergunta ou apresentar um determinado comportamento repetidamente”, explica a especialista do ICC Guarulhos.

Além da confusão mental e dos lapsos de memória, os pacientes que tiveram Covid-19 podem apresentar outras sequelas. “Temos observado no consultório diversos sintomas neurológicos, como por exemplo, fraqueza muscular generalizada, déficit de atenção e neuropatias periféricas, bem como sequelas de tromboses cerebrais ou encefalites causadas pela ação direta do novo coronavírus”, ressalta a Dra. Nancy Huang.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, as complicações neurológicas são transitórias. “Em muitos pacientes, os acometimentos duram até seis meses aproximadamente e podendo chegar a um ano para a recuperação total”, afirma a médica do ICC Guarulhos.

Quais são os tratamentos para confusão mental e lapsos de memória?

A Dra. Nancy Huang explica que um quadro de confusão mental exige medidas urgentes. “Se a saturação estiver baixa com um quadro respiratório comprometido e outras complicações, são necessários intervenções imediatas e cuidados intensivos”.

Em relação a lapsos de memória, a recuperação, geralmente, é espontânea e não exige acompanhamento a longo prazo. “Porém, se os esquecimentos persistirem, a recomendação é procurar um neurologista para uma investigação mais detalhada e para descartar outras causas”, destaca a médica.

A neurologista alerta que muitos pacientes apresentam doenças neurológicas, que não estão relacionadas ao novo coronavírus, mas que podem ser afloradas, isto é, se tornarem mais evidentes depois da infecção. “Infelizmente, outras possíveis causas de problemas neurológicos são muito mais comuns que aquelas decorrentes da Covid-19. Por isso, se os sintomas não melhorarem, procure um especialista”.

Para mais informações sobre confusão mental e lapsos de memória, consulte um médico do ICC Guarulhos.

Fonte: Comunica - Assessoria em Comunicação