Conheça os primeiros sinais da esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que atinge o cérebro, os nervos ópticos e a medula espinhal.

O sistema imunológico ataca a mielina, camada protetora que envolve os neurônios, e prejudica o envio de comandos cerebrais para o restante do corpo.

No Brasil, estima-se cerca de 40 mil casos de esclerose múltipla, sendo a maioria jovens entre 20 e 40 anos de idade, especialmente mulheres.

Alguns fatores de risco estão relacionados a questões genéticas. Já outros são decorrentes de condições ambientais, como tabagismo, obesidade, infecções virais, falta de vitamina.

Os sintomas mais comuns são problemas de visão, fraqueza muscular, dormência e formigamento em diferentes partes do corpo, dificuldade de coordenação e equilíbrio, incontinência urinária, sensação de esgotamento e falta de memória e atenção.

Essas alterações são semelhantes a de outras doenças neurológicas e podem desaparecer e surgir novamente, piorando de forma progressiva.

De acordo com o Dr. Cristiano Diniz, neurologista do ICC Guarulhos, o diagnóstico da esclerose múltipla é efeito por meio da avaliação clínica e de ressonância magnética. “Ao notar os primeiros sinais da doença, é muito importante consultar um médico para a conduta adequada”.

O especialista explica que não há cura para a esclerose múltipla e sim tratamento dos sintomas com medicamentos para controlar a ação do sistema imunológico.

Para mais informações sobre causas, diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla, agende uma consulta com a equipe de especialistas do ICC Guarulhos.


Fonte: Comunica - Assessoria em Comunicação