Dica de leitura: Disciplina Positiva 2

 

O livro Disciplina Positiva: O guia clássico para pais e professores que desejam ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas é uma recomendação da Dra. Aline Diniz, neuropsicóloga do Instituto do Cérebro e Coluna de Guarulhos (ICC Guarulhos).

Confira a sinopse da editora:

Autoridade no assunto, a renomada psicóloga, educadora e mãe de sete filhos, Jane Nelsen, desenvolveu o conceito de Disciplina Positiva a partir das teorias de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e concebeu um programa altamente eficaz em que a disciplina é ensinada de uma maneira respeitosa e encorajadora, tanto para as crianças como para os adultos.

Uma das frases mais populares da autora é: De onde tiramos a absurda ideia de que, para levar uma criança a agir melhor, precisamos antes fazê-la se sentir pior? A chave da Disciplina Positiva é a não punição, enfatiza ela, que defende o respeito mútuo. Jane ensina pais e professores a serem firmes e gentis ao mesmo tempo, de modo que qualquer criança, de bebês a adolescentes rebeldes, possam aprender cooperação e autodisciplina.

Alinhada com as diversas mudanças na forma de educar os filhos, ocorridas nas últimas décadas, esta obra foi atualizada e contempla, por exemplo, o fato de atualmente cada vez mais homens se engajarem em seu papel de pais, além de abordar os perigosos efeitos da superproteção.

Disciplina Positiva é uma leitura indispensável para todos aqueles que desejam ensinar aos seus filhos ou alunos habilidades sociais e de vida valiosas para a formação de um bom caráter, além de aprender princípios que funcionam e fornecem uma ótima base para o enriquecimento da experiência familiar.

 

Autor: Jane Nelsen

Tradução: Bernadette Pereira Rodrigues

Editora: Manole

Assunto: Educação

Número de páginas: 340

 

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação