Expectativa de vida aumenta para os brasileiros, diz IBGE

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou em três meses, de acordo com dados do último levantamento do IBGE. Em 2018, a estimativa era de 76,3 anos. Agora, os nascidos em 2019 podem viver, em média, 76,6 anos. 

No caso dos homens, a expectativa de vida ao nascer passou de 72,8 para 73,1 anos. As mulheres, por sua vez, vivem sete anos a mais que os homens e a estimativa subiu de 79,9 para 80,1 anos.

A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando desde 1940. Naquela época, somente 2,4% dos brasileiros chegavam a 65 anos ou mais de vida. Atualmente, esse índice subiu para 9,5%. 

Para a Dra. Nancy Huang, neurologista clínica do Instituto do Cérebro e Coluna de Guarulhos (ICC Guarulhos), o aumento da longevidade da população brasileira nas últimas décadas pode estar relacionado à adoção de hábitos mais saudáveis. 'A atividade física regular, associada a uma boa alimentação e ao controle de substâncias tóxicas, pode fazer toda a diferença na expectativa de vida'.

A médica recomenda que os exercícios físicos sejam realizados cerca de 150 minutos por semana, paralelamente a alguma atividade de resistência duas vezes por semana.

Já sobre alimentação, a Dra. Nancy Huang destaca a importância de uma dieta balanceada, que priorize comida natural. 'Aqui, a dica é sempre descascar mais e desembrulhar menos. Ou seja, consumir mais frutas, legumes e verduras, e menos alimentos ultraprocessados ou com muita gordura animal'. 

A neurologista clínica do ICC Guarulhos acrescenta que alguns pilares do estilo de vida promovem não apenas a saúde física, mas a saúde mental. 'Os fatores que impactam positivamente na saúde cerebral são o controle do estresse, relacionamento saudável, a espiritualidade (não confundir com religião) e o sono adequado', ressalta.

 

Fonte: Comunica - Assessoria em Comunicação