Perdeu o olfato e o paladar? Entenda a relação com a Covid-19

Muitas pessoas infectadas pelo novo coronavírus apresentam perda de olfato, chamada de anosmia. De acordo com um levantamento na Bélgica, 86% dos pacientes relatam diminuição da capacidade de sentir odores e 88% têm o paladar comprometido. 

Na maioria dos casos, os distúrbios olfativos acontecem ao mesmo tempo dos sintomas comuns da doença, como tosse, febre, dor de cabeça, dores musculares, perda de apetite e nariz entupido. Porém, o problema pode surgir antes ou depois, ou até mesmo sem nenhum desses indícios.

O neurocirurgião do ICC Guarulhos, Dr. Cristiano Diniz, explica que, nos pacientes contaminados, a Covid-19 provoca uma lesão nos nervos olfatórios, que compromete a capacidade de sentir cheiros e, consequentemente, leva ao distúrbio do paladar.

Ainda não há estudos científicos que esclareçam os motivos desse distúrbio olfativo. 'Entretanto, a Covid-19 tem uma certa preferência, aparentemente, por tecidos e células nervosas, que apresentam proteínas de ligação adequadas ao vírus, presentes nos neurônios do nervo olfatório', explica o médico.

O Dr. Cristiano Diniz acrescenta que, até o momento, não há também informações que comprovem se o vírus destrói células nervosas localizadas na parte alta do nariz, ou seja, na base do crânio ou se altera temporariamente suas funções. 'Porém, os relatos mais comuns são os de pacientes que tiveram o sintoma e que recuperaram completamente o olfato, após algumas semanas da contaminação'.    

Em caso de dúvidas sobre o assunto ou suspeita de anosmia, agende uma consulta por telemedicina com o especialista do ICC Guarulhos.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Comunica - Assessoria em Comunicação