Saiba mais sobre a avaliação pré-escolar

Saiba mais sobre a avaliação pré-escolar

Muitas crianças podem apresentar dificuldade de aprendizagem ou comportamento inadequado no período da educação infantil, ou seja, antes dos seis anos de idade, e necessitar de uma avaliação pré-escolar.  

As características comportamentais geralmente são externalizantes, como birras além do esperado, entre outras posturas que chamam a atenção dos pais. Já no ambiente escolar, normalmente, são os professores que percebem na criança falhas ao memorizar cores, números, sequências de histórias, entre outras dificuldades.

Nos dois casos, é importante a escola ou os pais buscarem ajuda profissional para que seja realizada uma avaliação pré-escolar da criança. 

A avaliação é feita por meio de testes padronizados ou de forma qualitativa, identificando o nível de desenvolvimento da criança. “Conversamos com a família e com os professores e, quando necessário, observamos o pequeno no ambiente escolar ou no próprio consultório”, destaca a Dra. Aline Diniz, neuropsicóloga do Instituto do Cérebro e Coluna de Guarulhos (ICC Guarulhos). 

Segundo a especialista, pais e professores também devem observar a linguagem. “Algumas crianças trocam letras ou têm sinais de gagueira, o que é comum até certa fase, já que elas possuem rapidez de pensamento. Mas quando ultrapassam esse período sem evoluir, é necessário avaliar”.

A neuropsicóloga do ICC Guarulhos explica que, na análise realizada no consultório, a criança brinca para que o especialista observe como ela lida com a brincadeira, se ela sabe categorizar os objetivos durante a atividade, se consegue distinguir cores, entre outros pontos.

Depois disso, é feita uma intervenção para estimular a criança durante um ano. “Se não tiver evolução, com os sinais comportamentais ou cognitivos ainda presentes, concluímos o diagnóstico de cada caso”, destaca a Dra. Aline Diniz.

Somente após esse período, é realizada uma nova avaliação. “Dependendo do diagnóstico e da idade da criança, pode haver a necessidade de uma intervenção e de reabilitação ou até mesmo uso de medicamentos”.

Para saber mais sobre a avaliação pré-escolar, agende uma consulta no ICC Guarulhos. 

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação