Saiba mais sobre os marcos do desenvolvimento

Os marcos do desenvolvimento infantil são referências usadas para acompanhar o crescimento da criança, desde o nascimento até o início da adolescência.

Esses parâmetros são, basicamente, uma base de quais habilidades os pequenos podem adquirir em cada fase da infância. “No bebê, por exemplo, referem-se à capacidade de sustentar a própria cabeça e depois o corpinho, sentar, falar, andar e assim por diante”, explica a Dra. Aline Diniz, especialista em Neuropsicologia do Instituto do Cérebro e Coluna de Guarulhos (ICC Guarulhos).

Os marcos do desenvolvimento permitem aos pais, médicos ou responsáveis acompanhar se a criança está dentro do esperado para a sua faixa etária e estimulá-la para a etapa seguinte. 'Com as referências, podemos comparar os pequenos com seus pares e observar se há algum atraso importante no desenvolvimento, relacionado a questões motoras, cognitivas, linguísticas ou socioemocionais”, afirma a especialista. 

A Dra. Aline Diniz destaca, no entanto, que a comparação não deve ser feita no sentido pejorativo, mas sempre com o intuito de estabelecer um padrão de comportamento esperado.

Avaliação diagnóstica

Quando os pais ou responsáveis observam alterações ou atrasos importantes nas habilidades da criança, esperadas para cada etapa da infância, eles devem conversar com o pediatra, que a encaminhará para um profissional especializado.

A especialista do ICC Guarulhos ressalta que os pequenos têm seu tempo de aprendizagem, porém, essa ideia é bem relativa. “Muitos pais ou responsáveis adiam a procura de uma orientação adequada, pois acreditam que a criança alcançará a habilidade em algum momento. Em alguns casos, isso pode prejudicar o desenvolvimento dela”.  

A avaliação diagnóstica relacionada aos marcos do desenvolvimento é feita por meio de entrevistas com a família, escalas de desenvolvimento e avaliação dos pequenos. Na avaliação, a especialista avalia o desenvolvimento das funções cognitivas esperadas para a faixa etária da criança, suas habilidades socioemocionais, além do contexto social que ela está inserida.

A forma de brincar também pode revelar alguns traços do desenvolvimento. A criança costuma brincar de maneira livre? Ela permite que outras pessoas brinquem junto? Convida os amiguinhos para participar da brincadeira? Essas são algumas questões avaliadas pela neuropsicóloga do ICC.

A escola, por sua vez, também tem uma grande participação, pois, na maior parte dos casos, as dificuldades são diagnosticadas nesse ambiente. “Nesse ambiente, a criança é facilmente comparada a seus pares de idade, sendo possível observar o que sai muito do que é esperado”, comenta Aline.

No ICC Guarulhos, quando uma criança passa por uma avaliação, após oito sessões aproximadamente, a família recebe um laudo neuropsicológico com o perfil de como a criança está naquele momento em relação aos marcos do desenvolvimento esperados para a sua faixa etária. “Em muitos casos, recomendamos pequenos ajustes na rotina familiar para que a criança seja estimulada adequadamente e continue se desenvolvendo de maneira saudável”, finaliza a neuropsicóloga.  

Se você tiver dúvidas sobre os marcos do desenvolvimento infantil, agende uma consulta com os especialistas do ICC Guarulhos.

 

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação

 
 
 
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