Saiba mais sobre treinamento parental

Nos dias atuais, muitos pais enfrentam algumas dificuldades em lidar com o comportamento de seus filhos no convívio diário, que foi intensificado durante a pandemia. Contudo, o treinamento parental pode ajudar a ter um dia a dia um pouco mais harmonioso.

O treinamento parental consiste em uma intervenção realizada por especialistas em que os pais ou responsáveis da criança são convidados a refletir sobre estilos parentais.

Além disso, eles serão instruídos sobre técnicas de aprendizagem social, com o objetivo de otimizar o relacionamento com os filhos, diminuir comportamentos pouco adaptativos e incentivar nas crianças posturas em prol da socialização.

Segundo Aline Diniz, neuropsicóloga do Instituto do Cérebro e Coluna de Guarulhos (ICC Guarulhos), os temas abordados dependem das queixas e das demandas de cada família que busca a orientação parental.

A especialista explica que o treinamento é necessário quando os pais ou responsáveis sentem alguma dificuldade no manejo com seu filho ou estão passando por algum período conturbado na família, como mudanças repentinas, separações, etc.

Aline Diniz comenta que a necessidade de isolamento social por conta da pandemia aumentou, em muitos casos, os conflitos familiares. “Muitos pais, em convívio direto e intenso com os filhos, somado às atribuições de casa e trabalho, passaram a ter uma maior dificuldade em lidar com comportamentos dos filho”.

Por isso, a neuropsicóloga do ICC preparou algumas dicas aos pais para um convívio mais harmonioso com os filhos:

- Controle suas emoções adotando hábitos saudáveis;

- Escute seus filhos para que eles falem de suas próprias emoções;

- Priorize o bem-estar familiar;

- Esteja 100% presente em momentos importantes;

- Seja uma referência de resiliência;

- Crie hábitos saudáveis para o uso de telas e reveja-os sempre;

- Seja gentil com você mesmo.

O treinamento parental pode ser ministrado online ou presencial e os encontros são individuais. Para mais informações, entre em contato com a equipe do ICC.

 

Fonte: Comunica - Assessoria em Comunicação